Paco Velásquez

Francisco José Lopes Pescador de Matos, nasceu a 23 de dezembro de 1990 em Torres Novas, natural dos Riachos. Nasceu numa família sem ligações taurinas, mas desde cedo alimentou a sua afición pela forte amizade que tem com Manuel dos Santos (neto do malogrado matador de toiros com o mesmo nome).

Inicia a sua vida no mundo taurino quando se inscreve no Concurso ”Há Procura de Novos Toureiros”, no Campo Pequeno, tendo a partir daí os seus primeiros contactos com os animais, e no qual alcançou um lugar na final compartindo cartel com mais 5 finalistas.

A 9 de março de 2007, debuta em Espanha, em Espartinas onde cortou 1 orelha ao seu único eral da tarde.

A partir dessa altura muda-se para Espanha para viver em casa do Maestro Espartaco onde se dedica a 100% ao toureio. Como novilheiro sem picadores debutou em muitas praças, das quais se destaca Real Maestranza de Sevilha, Barcelona (última orelha cortada por um novilheiro naquela praça), Arles, Málaga, Monumental Praça México, entre muitas outras.

Mais tarde e já no México debuta com picadores em Puerto Vallarta, a 23 de Marco de 2011 e aí inicia a sua temporada mexicana que se estendeu por vários anos até que toma a alternativa de Matador de Toiros na localidade de Tequisquiapan a 28 de março de 2014 com Pablo Hermozo de Mendonza, Fermin Spinola e Alejandro Amaya. Lidou o toiro da alternativa pertencente a ganadaria de Javier Garfias de seu nome Gitanillo. Apresenta-se como matador de toiros em Portugal na sua terra natal, nos Riachos com toiros de Paulo Caetano saindo em ombros depois de lhe terem concedido 3 voltas ao ruedo.

Em 2018 decide trocar a flanela pelos cavalos, um gosto que sempre teve desde pequenino e com a ajuda de Diego Ventura foi levando cada vez mais a sua ideia e a sua afición ao cavalo para a frente até que decide ser cavaleiro tauromáquico.

Apresenta-se em público pela primeira vez em Olivares (Espanha) cortando 2 orelhas, toureando apenas em Espanha e França nesse mesmo ano. A sua apresentação em Portugal foi na Granja, e a Prova de Praticante foi na Praça de Vila Nova da Barquinha a 8 de agosto de 2020.

Finalizada a temporada portuguesa, Paco Velasquez parte para México para fazer a temporada, sendo o cavaleiro que mais toureou nesta temporada obtendo triunfos importantes que lhe abriram portas para a próxima temporada e estreando-se na Monumental Plaza México, sendo o primeiro novilheiro a pé e a cavalo (cavaleiro praticante) da história a tourear na Monumental México nas duas vertentes.

Próximos Espetáculos

There are no upcoming eventos.